Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

14 de December de 2024

Ouça a Caraipe fm

Play
Pause

18 de dezembro Dia do Mergulho

Compartilhe:

Para entender a história do mergulho, primeiro precisamos aprender que existem 3 tipos de mergulho: livre, dependente e o autônomo.

O mergulho livre é aquele que praticamos com o ar do nosso pulmão e o mergulho dependente é aquele onde o mergulhar está conectado com uma fonte de ar vinda da superfície.

Já o mergulho autônomo é aquele em que respiramos debaixo d’água utilizando um equipamento específico chamado SCUBA.

O nome SCUBA é um acrônimo do termo em inglês Self-Contained Underwater Breathing Apparatus, que em português significa aparato independente de respiração aquática.

Por isso, resolvemos escrever este artigo sobre a origem do mergulho e outras curiosidades desta atividade.

As datas dos primeiros registros são de mais de 6500 anos atrás, onde o homem já tentava inventar acessórios com o objetivo de explorar o mar.

Esses esforços primitivos eram limitados a águas até 30 metros de profundidade. Nessa profundidade os mergulhadores poderiam coletar, principalmente, materiais de valor comercial como alimento, esponjas, corais e pérolas.

Não se sabe exatamente a origem da data comemorativa 18 de dezembro. Na Rússia, por exemplo, o dia do mergulhador comercial é celebrado em 05 de Maio, por causa da abertura da primeira escola de mergulho para oficiais da marinha russa.

Em 1531, Guglielmo de Lorena projetou o primeiro sino de mergulho. Trata-se de um objeto, semelhante a um sino de igreja, que levava os mergulhadores até determinada profundidade, e que possibilitava o acúmulo do ar em seu interior.

Dessa forma, os mergulhadores poderiam mergulhar em apneia e voltar ao sino quando necessário fosse renovar o suprimento de ar.

Vários projetos de sinos aprimorados foram realizados durante os anos, sendo o mais notável deles o projetado por Edmond Halley.

O sino de Halley era capaz de manter-se submerso por longos períodos e equipado com uma janela com o propósito de permitir a exploração subaquática. E ainda, o ar do sino era substituído pelo conteúdo de barris pesados, cheios de ar, enviados pela superfície.

A próxima evolução foi a redução do sino ao tamanho de um capacete que recebia ar bombeado da superfície. Esse capacete acoplado a uma roupa impermeável deu origem ao escafandro tradicional que dominou a atividade por longos anos, hoje em desuso.

 

 

Compartilhe:

Leia mais

Fiscalizacao velocidade
Forum Itabela
Investimentos da Apple na Bahia
PRF
Processo contra deputados
Demarcação terra indigena
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
Cumprimento mandados
Estudo de potencial
Sac Movel
Recursos assentamentos capa

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023 ©. Todos os direitos reservados

Rede Sul Bahia de Comunicação - 2023
© Todos os direitos reservados